VEM PRA GUAJIRU







Oi sumida! kkkkkk

Sumi, mas voltei. O mês de janeiro foi bem corrido pra mim e cada dia parecia que eu acordava pra guerra. A verdade é que eu sempre tive uma mente inquieta demais. Nesse momento, enquanto escrevo, penso em todas as outras coisas que preciso fazer até que o dia acabe. Talvez isso não seja saudável, mas essa sou eu e eu me sinto absurdamente viva.

Fevereiro era um mês muito esperado por mim porque, finalmente, eu iria ver meus pais. Também foi o mês do meu aniversário e a anos eu não comemorava em casa com minha família. Guardei esse segredo a sete chaves e não contei pra ninguém que iria viajar. Só o meu irmão sabia e foi ele quem segurou as pontas pros meus pais não desconfiarem. Fazia um mês que Luan e eu havíamos comprado as passagens e essa era a segunda vez que ele ía na minha terra.

Pra quem não sabe, eu sou cearense. Fui criada em um vilarejo de pescadores muito fofo chamado Guajiru. É uma das 5 lindas praias do município de Trairi que fica no litoral oeste do Ceará. Segundo meu tio, é o fim do mundo. Kkkk o fim do mundo eu não posso garantir que é, mas que é isolado e paradisíaco, isso é mesmo.



Meus pais vivem a quase 30 anos em um sítio no Guajiru, que hoje é chamado de Sítio Água Doce. E foi nesse terreno que eu aprendi que as coisas realmente importantes não tem preço. É um chão cheio de significado pra mim, onde estão minhas memórias, minhas perdas, meus risos, meus ganhos, minha fortaleza. De fato, uma viagem para Guajiru é uma recarga de energias para qualquer pessoa e em especial para mim. Ah, e essa lindeza de lugar está entre o 5 lugares mais românticos do Ceará. Então imagina só a lindeza. 

E é por amar demais a minha terra que eu resolvi deixar o ciúme possessivo de lado e compartilhar algumas fotos do meu paraíso e minha família aqui.




Preciso dizer que nesse tempo em que a gente passou em Guajiru choveu MUUUUUITO, mas muito mesmo. E não foi só lá não. No Ceará todo teve muita chuva. E como uma boa cearense, eu olho pro céu e agradeço com muita fé, porque se tem uma coisa que minha terra anseia e ama é chuva. Valeu São José. ❤








Fiz fotos de frutinhas pro meu instagram porque a maioria não é comum em outros lugares do Brasil e achei que fosse legal mostrar. No final ficou uma coisa tão colorida e gostosa de se vê que eu resolvi partilhar por aqui também. 



Pitomba é a prima magra da lichia. Apesar de gostar muito mais d suculência da lichia, a pitomba é meu amor. Ela me trás recordações incríveis da minha infância. Até contei uma historinha sobre isso no insta. Depois vai lá ver.


Caju e Pitanga (frutos frescos e docinhos do Sítio Água Doce)

Essa frutinha fofa se chama Guajiru. Isso mesmo que tu pensou. O vilarejo Guajiru recebeu este nome por ser encontrado nele abundância de guajiru. É uma frutinha muito exótica, que quando bem madura é docinha e tem uma "massa" aveludada. Parece que tá comendo um pedaço de nuvem.



Essa aqui também é guajiru. A diferença é que os rosados costumam ser maiores e mais suculentos. 

Murici é esse amarelinho. Comum no norte e nordeste do país. É pequenininho assim, mas tem um poder que tu nem imagina. O suco é maravilhoso, tem um sabor bem forte e próprio de murici mesmo. Nunca comi nada com o gosto parecido. O suco feito bem grosso serve de alimento e algumas pessoas misturam na farinha caroçuda. É mesmo que comer uma pratada de baião.
A outra que parece uma amêndoa nós chamamos de castanhola. e castanholeiras é o que não falta em Guajiru. Ela tem esses fiapos no interior que abriga o sumo que envolve o caroço. Eu amo castanholas, mas de novo, é uma fruta bem exótica e o exótico muita gente não curte. Então só experimentando mesmo


Seriguela 
Gente, eu amo demais essa frutinha


 Nem só de fruta vive o homem, mas de toda beleza
natural que os olhos são capazes de ver. haha


Sabe essas dunas? A areia é branquinha e finhinha, mas o vento e a maresia agem na areia produzindo uma casca. Por isso nós chamamos esses morros de Cascudão. Embaixo dessa areia grossa tem a areia fina, e a areia que está em cima ainda vai viajar pelo vento até chegar no local onde se apegará e formará um lindo cascudo. Legal, né? Mas o cascudo não é duro como rocha, ele se desfaz facilmente porque apesar da aparência continua sendo só um monte de areia.



Essas moitas são todas de Murici e Guajiru


Ah, nós produzimos energia eólica também. 


Olha essa vista que perfeita. 


Nessa foto da pra ver direitinho os cascudos de areia. A natureza é espetacular!



CALMA QUE TEM MUITA FOTO

Lá no sítio tem essa lagoa que meu pai ajudou a fazer. Quando eu nasci ela já era assim, então foi nela que eu aprendi a nadar. Eu passava a semana inteira esperando o fim de semana que era quando meus primos íam pra minha casa brincar comigo. Se não fosse um adulto tirar a gente de dentro d'água a gente desmanchava kkkk Foi bom relembrar um pouco disso com o Luan. Pelo menos dessa vez não tinha 20 crianças querendo tomar o caiaque de mim. Só a Frida que quase se afogou porque queria ir com a gente. kkkk






Falando em Frida... acredita que a gente não aproveitou nada das piscinas naturais? Ela queria ficar tomando banho sozinha. 


Guajiru é muito perfeito. olha a maré baixa como fica. Muito amor.


Esse é o Toby. Ele não gosta muito de fotos como a Frida. Tem essa cara de bravo, mas não pode ouvir um trovão que corre para as colinas.

MEU ANIVERSÁRIO

Lembra que eu falei que fevereiro era meu mês? Então, teve bolo e jantar com minha família. Minhas tias foram e eu tava tão feliz. Foi o melhor presente de todos. A tua família também é fofa como a minha?












Eu tenho os pais mais encantadores do universo!





Esse fim de tarde na praia é ideal pra esvaziar a cabeça e pensar simplesmente em nada. 



E aí, gostou? 
Deveras há muitos lugares incríveis no mundo. Talvez o teu lugar preferido de todos seja a casa da tua vó, onde tem comida gostosa, cadeira de balanço e papo agradável.Talvez seu lugar favorito do mundo seja aquele onde tu consegue ficar sozinho, longe de qualquer perturbação; Ou seja uma cidade badalada; Ou qualquer outro lugar longe do Brasil pra onde teus sonhos são direcionados. Talvez tu ainda não conheça teu lugar favorito do mundo, mas em algum lugar desse planeta existe uma praça, uma casa, uma árvore, uma praia, uma montanha, um canto... capaz de te mostrar que a vida é mais incrível do que tu imaginas. E que vale a pena viver, vale a pena ir e vir, vale a pena ficar, vale a pena se permitir, decolar, abraçar, conhecer... vale muito a pena. O melhor lugar do mundo pode estar dentro de ti mesmo. Mas um lugar nunca será somente um lugar.

Já comprou as passagens pro Ceará? 

Comentários

  1. Oi Ana! Nossa, fiquei encantada com o lugar que você cresceu, renderam fotos maravilhosas! Fiquei com mais vontade ainda de ir pro Ceará!!!! E as frutas..nunca comi nenhuma delas, aqui no sul não são comuns!
    Beijos,
    Gabi
    www.mundodascartas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabiii, tu aqui. ❤
      Fico tão feliz que tenha gostado. Espero que um dia conheça a minha terra e se apaixone. Obrigada pela visita, anjo. 😍

      Excluir
  2. Nossa que legal, amei as fotos! Deve ser muito bom crescer numa cidade de praia! Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Tirei com o celular e acho que não ficaram tão boas. Mas fico encantada por tu ter curtido. Obrigada por vim aqui. ❤

      Excluir
  3. guajiru ta lindo kall.. muita saudade. mas desde q meu pai se foi tenho uma resistencia em ir ao trairi.. um dia da certo. parabens pelo Post/Matéria. irmazinha q eu amo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino, Tibas 😔. Sinto muito por isso. Mas da próxima vez que eu for eu te aviso com antecedência pra tu ir pra Guajiru. Eu nunca consigo ficar mais que um dia em Fortaleza. Então, acho que seria bacana nós reencontrarmos lá em casa. Obrigada por vim aqui, meu amor. Saudades. ❤

      Excluir
  4. AAAAAAAAA ainda mais apaixonada. E catando as moedas pra comprar a passagem haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga, tu tem que ir dá próxima. Sério. Economize porque não vai se arrepender. Tem um ano. 😁 Obrigada pela visita, amor.

      Excluir
  5. Passando aqui não para conhecer o lugar,claro não menos importante! Mas pq tenho um pedacinho dele e para te parabenizar prima pela sensibilidade e pelo orgulho de ser o que és, pois tem sempre aquele que esquece do seu vaso para ser buquê de rosas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário